segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Qual Principe de Maquiavel

"Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela."                                                                                                                               Maquiavel


Olho à minha volta e só vejo podridão. Aqueles que vencem são os que menos fazem para o merecer, são os que não olham a meios para atingir os fins e passam por cima de tudo e todos, seguindo uma ambição desmedida por poder, ou estatuto, talvez.

Cada vez mais vejo decisões importantes a ser tomadas por quem não tem visão, por quem não tem sentido de justiça e muito menos conhecimento de causa em relação a assuntos sobre os quais tem o rumo nas suas mãos. 

As pessoas já não querem ser boas no que fazem, e muito menos têm paixão pelo que fazem, basta-lhes apenas ter estatuto e posição hierárquica para mandar! Mandar nos outros, principalmente mandar nos outros! Poder dizer “é assim porque eu quero, porque sou eu que mando” é agora o novo sonho americano!

Vejo nisto uma falta de amor-próprio tão grande que não consigo entender como é que alguém se expõe ao ridículo, ao ponto de mostrar que não tem qualquer capacidade de compreensão de assuntos que lhe competia dominar, nem lidera ninguém nem coisa nenhuma (sendo as suas ordens acatadas apenas por medo de represálias e vinganças), só para que todos vejam que está lá, com o rabo sentado na “cadeira do poder”.

Infelizmente, este tipo de gente encontra-se por todo o lado, espalhando-se como um vírus que não tem (ainda) forma de ser combatido. E eu pergunto-me: será que ter falta de valores, não ter respeito pelos outros, ser corrupto e ambicioso desmedidamente é a chave para conseguir vencer na vida e sair sempre impune?

3 comentários:

  1. Pelo que observo, sair impune sai-se muita vez, pois “o sistema” está viciado (uma mão lava a outra), ou seja, quem lava e está no poder só "está" porque existe alguém ou algo "abaixo", [hierárquicamente falando]; a mão que é lavada espera expectante pela recompensa pela sua vassalagem/ ajuda e sucesso.
    Repito, sair impune sai-se grande parte das vezes pois “o sistema” está corrompido.
    Vejo também que pelo caminho se encontra quem não seja assim, ou quem pense que é íntegro e honroso e na hora H se deixe levar e outros para quem isso é normal.
    Hierárquias sempre existiram…..umas funcionam de forma responsável, flexível e saudável; outras são bem nucleares e rígidas.
    Quanto à parte do “conseguir vencer na vida”, bem eu acho que se conseguires arranjar um sorriso e arrancar outro a alguém, teres duas refeições na mesa e reunires alguns familiares/amigos (normalmente bem poucos) para entregares amor……aí o “vencer na vida” torna-se uma gota no oceano.
    Para os que estão no poder ….eles “estão a vencer na vida” ( e segundo eles…wow, daqui para a frente o céu é o limite). Agora, ter a capacidade de entender e se tranquilizar com a ideia de que no dia seguinte podem ter de dar o lugar a outro……essa, é uma capacidade superior extraordinária e não ao alcance de todos.
    Para mim, “estar no poder” não é “ter o poder”.
    Eu ando por este mundo ainda a tentar descobrir , afinal quem são esses senhores: o sistema e o poder. A resposta pode já ter estado bem perto de mim, ou posso nunca vir a descobrir mas que eles são bem manhosos …ah isso são!
    Se para quem a filosofia for: ser amiga do senhor “poder” e com ele poder ter uma casa de sonho, um carro xpto, uma comissão de pessoas a quem dou ordens e me obedecem e caso isto não resulte possa ainda ter o senhor poder que ajuda a lavar a minha mão…..então penso, que para essas pessoas, o senhor “sistema” existe de forma ordenada e consolidada (como deve ser).
    Se a filosofia for outra: ser amiga do senhor “poder” mas respeitá-lo e tratá-lo como se deve tratar os amigos…….penso, que aí o senhor “sistema” terá sérias dificuldades em consolidar-se e instalar-se.
    É preciso um estômago/coração brutal para aguentar todos os amigos sistemas existentes….muitos deles chocam. Por vezes, um sistema não compreende as regras do outro, por outras, diferentes sistemas conhecem/reconhecem bem as regras uns dos outros ….e aí pode nascer por um lado satisfação, sentimento de superioridade, ideia de sucesso e poder, por outro frustração, angústia e injustiça.
    Armas como a ironia ou a fé no Karma, por vezes apaziguam estes últimos sentimentos.
    O mundo do antigamente e de hoje penso que em pouco mudou……..
    O meu conselho: alimenta o teu objectivo de vida e escolhe o teu sistema.
    Neste momento (atenção posso mudar de opinião amanhã, como disse ando à descoberta), o poder é alimentar o meu objectivo de vida e manter o meu sistema até ao fim.
    É osso duro de roer (com sentimentos de injustiça e angústia pelo meio) mas não impossível.
    No final hei-de ter conseguido ter estado no poder.
    DC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso exactamente como tu, e sei perfeitamente qual é o meu sistema...e é por saber exactamente de que lado estou, que já tomei algumas decisões que me prejudicaram de uma certa forma, mas que me deixaram o coração tranquilo e com a certeza de que fiz o que era correcto :D

      E sim, tens razão, a ironia e a fé no Karma são boas formas de apaziguar os sentimentso de revolta e injustiça...

      Mas, no meio de tudo isto, de toda esta podridão que tão bem conhecemos, uma coisa é certa, existem pessoas boas e saudáveis, com bons valores, que se esforçam por ser cada vez melhores naquilo que fazem (o que muitas vezes as obriga a mudar de sistema)...existem pessoas como tu :D que com esses discursos tao ao teu modo, me fazem continuar a acreditar que afinal não estou sozinha no meu sistema :D *beijão pra ti e obrigada por estares aí, sempre tão presente :D

      Eliminar
    2. Busca a tua felicidade =D muitos beijinhos e um abraço forte .....(mesmo com alguma distância pelo meio).
      Tudo de bom =D

      Eliminar